Guia rápido: Instalação de equipamentos de combate a incêndio

Guia rápido: Instalação de equipamentos de combate a incêndio

A instalação de equipamentos de combate a incêndio é fundamental no plano de combate a incêndios.

É importante que pelo menos alguns usuários do espaço saibam como gerenciar recursos, também é importante ter brigadas de incêndio em empresas e apartamentos.

A prevenção de incêndios deve ser planejada com antecedência. Afinal, evitar uma situação crítica é muito melhor do que lutar, certo?

O projeto de prevenção para instalação de equipamentos de incêndio

A engenharia preventiva deve considerar a instalação de equipamentos de combate a incêndio disponíveis no mercado.

É necessário listar todas as técnicas preventivas e características de instalação, isso inclui sistemas de detecção de incêndio, sistemas de alarme e sistemas de iluminação de emergência.

Vale ressaltar que projetos de prevenção requerem fontes alternativas de energia, como geradores ou baterias.

O projeto deve cumprir as normas, decretos e leis pertinentes, atendendo às normas da ABNT, códigos municipais de construção e orientações técnicas do corpo de bombeiros.

Está procurando como fazer um projeto de incêndio? Clique aqui para saber mais do nossos serviços.

Os sistemas usados na instalação de equipamentos de combate a incêndio

O sistema de detecção e alarme de incêndio deve ser constituído por um conjunto de elementos organizados de acordo com os planos anteriores e devidamente integrados entre si para fornecer informações sobre o início de um incêndio através de sinais visuais e sonoros.

Esses elementos devem ser capazes de ativar rapidamente o sistema automático de extinção de incêndio.

O sistema de detecção considera três fenômenos: fumaça, calor e radiação luminosa.

A central de alarme recebe sinais de gatilhos manuais e detectores automáticos, processa-os e os converte em sinais que podem comandar outros componentes do sistema.

A instalação e sinalização de extintores

Na instalação de equipamentos de combate a incêndio, a instalação de extintores merece especial atenção, pois envolve a proteção da propriedade e a segurança dos utilizadores do espaço.

É importante analisar as características de um local para definir os itens que melhor atendem às expectativas de cada cliente e local.

A instalação e marcação de extintores é uma forma suficiente e necessária para garantir a segurança contra incêndios.

É imprescindível para a distribuição de extintores de incêndio em um ambiente onde há grande fluxo de pessoas a qualquer momento, a instalação e a sinalização do extintor podem ser feitas de forma simples.

Essa atividade contém um grande número de materiais didáticos baseados em informações técnicas do corpo de bombeiros.

A instalação e marcação de extintores de incêndio são importantes para alertar as pessoas sobre os riscos e orientá-las com precisão na hora de utilizar o equipamento.

De acordo com as normas exigidas pela norma NBR 13434, a instalação e sinalização do extintor de incêndio deve seguir a referência de fabricação, cor, tamanho e demais especificações técnicas.

A instalação de equipamentos de combate a incêndio é um processo importante em qualquer projeto de prevenção e combate a incêndio, que garantirá que esses equipamentos serão utilizados quando necessário.

Gostou desse conteúdo?

Continue navegando no nosso blog para mais conteúdos sobre combate e prevenção de incêndio.

Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.