Quais os principais fatores que causam incêndios domésticos?
As causas dos incêndios são pequenas negligências no nosso dia-a-dia, que podem levar à perda irreparável de bens e vidas. (tipos de incêndios)
A prevenção é a principal aliada, por meio dos cuidados diários com o uso de produtos inflamáveis e da utilização de equipamentos de segurança como extintores.
Descubra os motivos que podem ser evitados: (tipos de incêndios)
Descuido e falta de manutenção dos sistemas elétricos
A instalação descuidada ou o uso de equipamentos de baixa segurança sem aumentar a relação custo-benefício é o mais importante. (tipos de incêndios)
Isso porque, na hora de comprar um equipamento, ele se preocupa mais com a economia do que com a combinação de valor e qualidade do produto.
Além disso, a manutenção da rede elétrica é uma prática raramente praticada, o que resulta em redes muito antigas incapazes de suportar as cargas recebidas devido ao uso de alta tecnologia atual.
Segundo o corpo de bombeiros, essa é a principal causa de incêndios no país devido a curtos-circuitos em residências e empresas.
2. Uso de cilindros de gás (tipos de incêndios)
Atualmente, os botijões de gás estão começando a ser substituídos por gasoduto, se instalados corretamente, o gasoduto será mais seguro. (tipos de incêndios)
No entanto, ainda existem algumas pessoas que preferem botijões de gás e não devem armazenar botijões de gás em ambientes fechados, pois podem causar incêndios devido ao vazamento de material, o que pode causar explosões e incêndios.
Os cilindros devem ser armazenados fora das instalações, devem ser substituídos e frequentemente verificados quanto a possíveis vazamentos de odores ou ruídos, além disso, os cilindros novos devem ser mantidos livres de amassados ou ferrugem.
3. Uso impróprio de carregador de celular
O uso de equipamentos sem peças originais é a situação mais comum.
Muitas pessoas tendem a trocar os carregadores e comprar outros semelhantes, muitos são incompatíveis, o que pode causar superaquecimento e possível incêndio.
Além disso, o uso contínuo na tomada durante o carregamento pode causar superaquecimento, porque o uso aquece o telefone e carrega, e o risco também aumenta.
Sabemos que muitos desses motivos são o comportamento diário de muitos brasileiros, portanto, se não houver um sistema de proteção contra incêndio, as medidas preventivas não serão totalmente eficazes. (tipos de incêndios)
Também é necessário adquirir equipamentos de combate a incêndio, como extintores, sinais de evacuação de emergência e alarmes de incêndio. A equipe da Brasinil pode auxiliar na aquisição, manutenção e instalação de outros produtos.
Para saber mais sobre equipamentos de combate a incêndio
Ligue (11) 2724-5090 ou clique aqui e entre em contato conosco.
Leia também: Descubra os 5 equipamentos de combate a incêndio mais usados.
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.