Causas do incêndio no Museu Nacional. O que poderia ter prevenido?

equipamentos de incêndio

Causas do incêndio no Museu Nacional. O que poderia ter prevenido?

Em 2 de setembro de 2018, ocorreu um dos desastres que mais causou comoção no país. O incêndio destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, não só todo o prédio, mas também a história do lugar. Este lugar é a maior tragédia de museu no Brasil. (equipamentos de incêndio)

Este assunto parece muito antigo, mas é importante saber que a causa deste incêndio é mais frequente do que pensávamos, ou seja, a falta de água no hidrante.

O Comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro constatou que o hidrante mais próximo ao prédio não tinha água e exigiu que os profissionais agissem com rapidez, tendo que usar rodas d’água e água do lago na área do museu.

Além disso, por se tratar de um prédio antigo, verificou-se que não havia equipamentos de incêndio exigidos por lei.

Isso destaca a importância de uma supervisão legal regular e padronizada para que todas as instituições e edifícios tenham os equipamentos exigidos por lei para proteger propriedades e vidas.

Equipamentos de incêndio que atendessem aos requisitos legais poderiam ter prevenido e extinguido o incêndio no Museu Nacional.

Afinal, você sabe o que são esses equipamentos de incêndio?

Os itens mínimos que toda empresa deve ter são:

Extintor de incêndio: (equipamentos de incêndio)

  • Os tipos mais comumente usados ​​são A, B, C, que são usados ​​para extinguir incêndios de materiais como madeira, plástico, equipamento elétrico e líquidos e gases inflamáveis.

Placas de sinalização de emergência:

  • Indica a estrada que leva à saída de emergência para que as pessoas possam encontrar equipamentos de combate a incêndio (extintores, hidrantes e saídas de emergência) ao longo da rota de fuga.
  • São pranchas feitas com produtos que brilham no escuro e são anti-chamas, e podem ser vistas durante todo o evento.

Saída de emergência: (equipamentos de incêndio)

  • Configure uma porta com largura específica de acordo com a quantidade de pessoas que circulam na área para uma evacuação segura.
  • Não contém apenas uma saída, mas oferece toda a segurança, caso seja uma escada ou rampa, deve conter uma grade de proteção, e o piso deve proporcionar atrito suficiente para evitar quedas durante um evento adverso.

Gostou desse conteúdo?

Continue navegando no nosso blog para mais conteúdos sobre combate e prevenção de incêndio.

Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.