Você sabe como é realizada a recarga de extintores?
Você sabia? A recarga de extintores deve ser feita sempre que o equipamento for usado total ou parcialmente em uma emergência e quando o extintor não tiver sido usado por um longo período.
Eles estão quase em toda parte, em espaços fechados, ambientes de trabalho, carros, transporte público, salas de concerto e corredores de edifícios para a segurança de todos, a lei exige o uso de extintores de incêndio.
Mas sua existência é tão natural que às vezes nem é notada, infelizmente é até esquecida, isso irá emitir um alerta vermelho sobre os cuidados e manutenção do instrumento de segurança.
Entender a eficácia do produto, a manutenção técnica e até o manuseio é fundamental para não ser surpreendido em situações perigosas.
A recarga de extintores é um procedimento relativamente simples, mas deve ser realizado por profissionais de acordo com todas as normas de segurança estipuladas por lei.
Se você tiver dúvidas sobre como realizar a recarga de extintores de incêndio, continue lendo este artigo e entenda os principais detalhes do processo.
Conheça as condições para a recarga de extintores
O extintor só pode ser recarregado por profissionais qualificados de empresa certificada, não devendo ser alterado o estado original do material.
Cada vez que for recarregado, um anel de identificação será colocado no extintor, seguindo a cor definida no ano.
Como parte de uma série de ações relacionadas à manutenção preventiva de extintores de incêndio, a recarga só pode ser realizada por profissionais qualificados e certificados.
Em São Paulo, a Brasinil possui profissionais qualificados e certificados que podem recarregar seu extintor.
Está atrás de serviço de recarga de extintores ? Clique aqui para saber mais do nossos serviços.
Saiba qual é a frequência da recarga dos extintores
A recarga de extintores deve ser feita toda vez que o equipamento for usado total ou parcialmente em uma emergência, mas deve ser verificado regularmente, independentemente de o extintor ser usado, essas verificações variam dependendo do tipo de extintor de incêndio.
Para extintores de incêndio equipados com dióxido de carbono e cilindros de aço usados para descarregar o gás, o intervalo de tempo estimado é de seis meses, no entanto, para outros extintores, o período de inspeção é aumentado para 12 meses.
Independentemente do prazo, o objetivo da inspeção é o mesmo: verificar se o equipamento mantém as condições originais de operação.
Ah, e lembre-se, vale enfatizar que uma diferença fundamental observada em empresas que carregam extintores de incêndio é o fornecimento de equipamentos de backup durante a manutenção.
Sobre a inspeções dos extintores
A cada inspeção deve ser gerado um relatório padronizado contendo informações como a data, a identidade do responsável, a identidade do equipamento e o tipo de manutenção realizada, se houver.
Desde que seja comprovado que existe um problema que possa comprometer o funcionamento do extintor e o projeto de segurança contra incêndios, a manutenção pode ser efetuada no local de instalação do equipamento ou na empresa certificada.
Entenda os procedimentos importantes
Procedimentos importantes realizados durante a manutenção do extintor de incêndio incluem:
- Ajuste de roscas e válvulas
- Limpeza de componentes
- inspeção de indicadores de pressão.
Onde realizar a recarga de extintores em São Paulo?
Recarga de extintores em São Paulo é na Brasinil!
Entre em contato com a gente!
Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.