A importância da sinalização de emergência
Investir em segurança é fundamental para eliminar muitos riscos e evitar acidentes, no entanto, garantir e proteger a vida das pessoas vai muito além da instalação de extintores e do treinamento, também é preciso apostar nas rotas de fuga, principalmente na sinalização de emergência.
Embora básica, a instalação de placas, símbolos e refletores muitas vezes é esquecida, aumentando o risco neste ambiente.
Muitas pessoas esquecem que são as placas de emergência que garantem que as pessoas – residentes, funcionários, clientes, etc. – se movimentem livremente e com segurança.
Além disso, indicam as regras a serem seguidas e alertam sobre perigos e riscos, além de mostrar rotas de fuga.
A propósito, você já pensou em portas corta-fogo não marcadas?
Edifícios com fluxo constante de pessoas devem ter sinalização de saída de emergência, isso é essencial para garantir as condições ideais de evacuação, caso algum incidente seja potencialmente perigoso.
Portanto, a sinalização que indica o caminho das rotas de fuga é imprescindível, seja em locais públicos ou privados.
Continue lendo e entenda a relevância dessa sinalização!
A sinalização de emergência resguarda vidas
A sinalização de emergência é um dos sinais mais importantes em edifícios residenciais, comerciais ou industriais, isso porque facilitam a movimentação de pessoas em casos de riscos iminentes, como incêndios ou deslizamentos.
A sinalização de emergência atinge seu propósito mostrando a imagem de uma pessoa saindo pela porta e uma seta com a direção a seguir.
Essa combinação simples pode identificar o caminho de forma fácil e rápida, o que é uma condição necessária para aumentar a chance de uma saída ordenada.
Ressalta-se que a diretoria deve seguir a padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para tanto, precisam ser dispostos de forma contínua para indicar rotas de fuga.
Este é instalado na direção da saída pela seta indicadora, quanto às demais especificações, devem ter forma retangular, fundo verde e pictograma de fotoluminescência.
Sinalizar rotas de fuga é estar em acordo com a legislação
A instalação da sinalização de emergência faz parte das medidas de proteção contra incêndio de edifícios.
Existem várias leis e regulamentos que exigem o uso de sinais indicando rotas de fuga, incluindo a Norma Brasileira 13.434 e a Lei Federal 13.425/17.
Ambos os textos estipulam a obrigatoriedade de sinalização adequada para os edifícios em caso de incêndio e pânico, o não cumprimento deste requisito acarretará em sérios riscos à integridade física dos ocupantes do edifício.
Além disso, a ausência da sinalização significa que o Relatório de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) não pode ser obtido ou atualizado.
Fornecer sinalização para saída de emergência não é apenas cumprir as obrigações legais, mas cuidar da vida.
Afinal, destacar a localização das rotas de fuga pode ser determinante para a sobrevivência nos momentos críticos.
Portanto, se faltarem placas indicativas no seu condomínio ou na sua empresa, busque quanto antes reverter a situação.
Gostou desse conteúdo?
Continue navegando no nosso blog para mais conteúdos sobre combate e prevenção de incêndio.
Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.