Escolhendo o sistema de prevenção de incêndio da sua empresa
Ter um sistema de prevenção de incêndio é a melhor forma de evitar incêndios graves.
Algumas são, na verdade, tragédias históricas, como o Grande Incêndio de Londres em 1666 e o Grande Incêndio de Roma em 1964, onde há evidências de que foram atos criminosos.
Outros casos causaram mais comoção local em um país, mas não foram desprezíveis, como os incêndios no prédio Joelma (São Paulo, SP) em 1974 e o Boate Kiss (Santa Maria, RS) em 2013.
Com tantas mortes, é fundamental ter equipamentos confiáveis para minimizar os riscos à sua instituição.
Neste artigo, mostraremos algumas dicas para que você não cometa erros na hora de escolher. Leia e confira!
1. Escolha a linha endereçável
O sistema de prevenção de incêndio endereçável é o mais preciso e adequado para ambientes maiores, pois a central de alarme pode identificar rapidamente o foco da origem do incêndio, principalmente qual equipamento de detecção foi acionado.
Seu desempenho tende a ser mais rápido e melhor orientado, minimizando a chance de maiores danos, isso ocorre porque a tecnologia do sistema endereçável é mais desenvolvida do que os sistemas tradicionais.
Portanto, o centro mantém contato individual com cada dispositivo para detectar falhas com mais precisão.
Cada detector ou gatilho é atribuído a um número, que se torna seu endereço – daí o sistema “endereçável” ou nome de linha.
As linhas endereçáveis são: “central, acionadores, detectores, sirenes, painéis repetidores e módulos”.
2. Escolha o sprinkler mais adequado
Um sprinkler é um dispositivo do tipo chuveiro que atua na linha de fogo, podendo borrifar água uniformemente do teto até extinguir ou controlar o fogo.
Assim que a temperatura de alarme for atingida, o calor fará com que o líquido na ampola de vidro se expanda e quebre o vidro, liberando água.
É um mecanismo muito inteligente e suas características devem ser observadas para tornar o sistema de proteção contra incêndio mais eficaz, como por exemplo, a cor indica a temperatura máxima na qual o fluido se expande.
O vermelho pode suportar temperaturas de até 68 ° C, o amarelo pode suportar até 79 ° C, o verde pode suportar até 93 ° C e o azul pode suportar até 141 ° C.
Só compre equipamentos certificados porque garante que funcionará.
3. Escolha o melhor modelo de acionador
Escolha o modelo de acionador mais compatível com o perfil da sua instituição, ele possui o acionador manual à prova de tempo, para quebrar o vidro com um martelinho, feito de alumínio, deve ser usado ao ar livre.
Existem também atuadores manuais feitos de ABS para áreas internas e externas (à prova de tempo), eles são reconfiguráveis e devem ser pressionados, também incluem um interruptor interno para reinicialização.
No caso dos sistemas de prevenção de incêndio, o gatilho é um botão liga/desliga feito de ABS, também pode ser ativado pressionando: o botão da chave verde acende, o botão da chave vermelha apaga.
E você, já conta com um sistema eficaz para seu negócio?
Acesse o site da Brasinil e confira as melhores opções em sistema de prevenção de incêndio.
Para mais dicas e conteúdos como esse, acesse também nosso Instagram e Facebook.