O que fazer em um princípio de incêndio?

princípio de incêndio

O que fazer em um princípio de incêndio?

No ambiente comum do nosso dia a dia, como em casa, no carro, no transporte público e em outros locais onde costumamos ir, existem materiais e situações que podem causar incêndios. Mas você sabe o que fazer?

Esta querendo kit de primeiro socorro para se prefinir de dos princípios de incêndios? Clique aqui pra ver sobre o assunto.

Em casos de princípio de incêndio na cozinha.

No nosso trabalho diário, os alimentos podem queimar na panela por esquecimento ou sobreaquecimento. Se perguntássemos, o que você faria? Sua resposta pode ser “Vou derramar água no fogo”, porque essa é a resposta mais comum no bom senso. Mas não, isso está incorreto.

Nestes casos, o ideal é desligar a chama, pois o contato da água com determinados compostos (como o óleo) pode fazer com que o fogo se espalhe e até mesmo afetar as pessoas que tentam controlar o fogo, resultando em queimaduras graves. Em restaurantes e estabelecimentos comerciais, recomenda-se equipar extintores de incêndio classe K.

Em casos de princípio de incêndio por curto-circuito.

Mesmo em casa, existe o risco de curto-circuito nas instalações elétricas devido a sobrecargas de tomadas, adaptadores e equipamentos. Diante dessa situação, a abordagem correta é desligar imediatamente a eletricidade em casa. Se possível, extintores de incêndio classe C também podem ser usados ​​para controlar incêndios.

Para evitar a exposição ao risco de curto-circuito, é recomendável conectar o dispositivo diretamente ao soquete em vez de usar um adaptador que permite que um ou mais produtos sejam usados ​​ao mesmo tempo.

Em casos de princípio de incêndio no carro.

O risco de curto-circuito pode acontecer não só em casa, mas também no seu carro!

Os veículos que pegam fogo devem ser estacionados em local seguro e sem materiais inflamáveis. O local deve ser evacuado e ninguém deve ser deixado para trás devido ao perigo de explosão.

Em seguida, basta retirar o extintor do suporte, romper o lacre, abrir a válvula e colocar-se a favor do vento, conduzindo o equipamento até o motor. Mas lembre-se: não abra todo o capô, basta uma pequena rachadura para apagar o fogo com segurança.

Depois que o incêndio for extinto, abra o capô com cuidado, continue a descarregar a carga do extintor de incêndio até o fim e mova o pulso para a esquerda e para a direita.

 

Gostou desse conteúdo?

Continue navegando no nosso blog para mais conteúdos sobre combate e prevenção de incêndio.

Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.