Quais os cuidados tomar ao comprar os equipamentos de incêndio?

combate a incêndio

Quais os cuidados tomar ao comprar os equipamentos de incêndio?

Quando se trata de equipamentos de incêndio, pensamos imediatamente em extintores, mangueiras e hidrantes, porque são os mais conhecidos entre os civis.

No entanto, existem muitos outros equipamentos essenciais para projetos de grande escala.

Você precisa saber quais são os principais equipamentos de incêndio para difundir o conhecimento entre os ocupantes do local e saber pesquisar produtos e empresas de alta qualidade, além de ser obrigatório por lei a instalação em ambiente com um grande fluxo de pessoas.

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 23, toda empresa deve instalar equipamentos de combate a incêndio em seu ambiente, possuir infraestrutura de exportação com quadro de pessoal suficiente e fornecer treinamento básico no uso de equipamentos de incêndio.

 

Equipamentos de incêndio que não devem ser esquecidos

Com isso em mente, a Brasinil listou alguns equipamentos de incêndio que não devem ser esquecidos em projetos de segurança:

Extintor de incêndio:

  • O principal e mais famoso é que possui uma pressão interna para liberar a substância, dependendo do tipo de extintor, pode ser água, espuma ou pó.
  • Desta forma, pode eliminar o ponto de incêndio e ajudar a controlar a propagação do fogo.

Mangueira de incêndio:

  • Também é bem conhecida, mas raramente é usada por civis e, mais frequentemente, pelos corpos de bombeiros.
  • Existem 5 tipos de mangueiras de incêndio, que são projetadas para diferentes ambientes.

Alarme de incêndio:

  • É imprescindível para a segurança dos ocupantes, pois pode alertar a todos sobre problemas, pois são acionados por incêndio, aumento de temperatura e fumaça.
  • Durante a preparação do projeto, além de selecionar o modelo mais adequado (manual ou automático), também é necessário considerar o tamanho do ambiente para especificar quantos detectores são necessários.

Porta corta fogo:

  • Utilizada na saída das escadas, em aço galvanizado, com efeitos de isolamento térmico e acústico, pode evitar a propagação do fogo, e mantê-lo em um único ambiente;

Bomba hidráulica:

  • Fornece a vazão necessária ao hidrante e sprinkler para o desempenho de suas funções;

Iluminação de emergência:

  • Uso obrigatório em locais acima do 2º andar.
  • É imprescindível para a evacuação segura dos moradores, pois indica obstáculos e a saída mais próxima.

Mas não basta saber quais são os principais equipamentos de combate a incêndio, você deve estar ciente dos seguintes detalhes durante o processo de compra:

Existem padrões regulatórios que exigem padrões de qualidade para esses dispositivos, por isso é necessário procurar empresas certificadas.

Está procurando como fazer um projeto fuga de incêndio? Clique aqui para saber mais do nossos serviços.

Fabricação e Manutenção de equipamentos de combate a incêndio

A fabricação de equipamentos de combate a incêndio deve utilizar materiais de alta qualidade, alta temperatura e durabilidade.

Antes de adquirir este equipamento, procure uma equipe profissional para analisar o ambiente no qual você precisa instalá-lo para fazer um projeto específico.

Portanto, você não gastará muito dinheiro e apenas comprará coisas que realmente atendam às suas necessidades.

Além disso, é necessário entender as condições de operação de cada dispositivo para estender sua vida útil e evitar custos e problemas desnecessários em emergências.

Uma das principais deficiências é a falta de manutenção preventiva e corretiva, que acarreta custos e mais para o responsável e para o administrador.

Lembre-se sempre de que deve ser a primeira escolha quando se fala em manutenção de equipamentos de incêndio, pois esses produtos precisam estar totalmente operacionais o tempo todo.

Invista em equipamentos de combate a incêndio para proteger você, sua empresa, seus funcionários e seus ativos!

Fale com a Brasinil, empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado, atendendo suas necessidades com respeito, qualidade e preços competitivos!

Está procurando como fazer um projeto fuga de incêndio? Clique aqui para saber mais do nossos serviços.

Você sabe quais os 5 equipamentos de combate a incêndio mais usados?

Conheça os 5 equipamentos de combate a incêndio mais usados ​​em apartamentos.

 

1. Sistema de alarme de incêndio

É utilizado em locais com grande fluxo de pessoas e requer equipamentos que possam escapar com rapidez e segurança em caso de emergência.

Além de ser uma ferramenta para garantir a segurança do patrimônio e da vida, é também uma exigência para a emissão do Aviso de Fiscalização do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O uso de soluções como sistemas de alarme de incêndio pode evitar danos generalizados que são acionados quando o incêndio começa.

Vale lembrar que o síndico ou a autoridade designada pelo apartamento é responsável por buscar as soluções adequadas para garantir que o risco seja reduzido em caso de possíveis e imprevisíveis condições de incêndio.

Para tanto, deve buscar empresas credenciadas para auxiliar na elaboração de projetos com equipamentos de combate a incêndio que atendam às necessidades de sua localização predeterminada.

Edifícios pequenos podem escolher sistemas menores e mais simples, como os sistemas tradicionais. Em contraste, locais maiores requerem um sistema endereçável que possa localizar com mais precisão o ponto de incêndio.

Esses sistemas acionam a central de alarmes, que enviará um sinal aos envolvidos no acidente para medidas de evacuação e combate a incêndios.

2. Detectores

O detector é fundamental para verificar a presença de fumaça ou calor no local onde o sistema de alarme é acionado.

Além de fáceis de instalar, esses equipamentos de combate a incêndio também são econômicos, pois permitem o acionamento específico de alarmes e ações de contenção prematuras, minimizando os riscos.

Embora não seja um dispositivo obrigatório, o uso de detectores pode fornecer uma ação rápida para evacuar e controlar o incêndio para evitar sua propagação.

Por esse motivo, além dos testes regulares para evitar a falsa ativação, o detector também deve ser mantido limpo e desobstruído.

3. Sirenes

Existem alarmes sonoros e visuais, avisos sonoros que podem ser ouvidos à distância, para avisar os residentes sobre um incêndio e evacuar o local a tempo.

Além disso, existem alarmes com luzes, que são amplamente utilizados em locais com residentes com deficiência auditiva para melhorar a acessibilidade e segurança dessas pessoas.

4. Luzes de emergência

São aparelhos de fácil instalação em apartamentos, baixo custo e maior segurança para os ocupantes.

Na falta de energia elétrica, devem permanecer em pleno funcionamento, pois em caso de incêndio o primeiro passo é interromper o fornecimento de energia.

5. Extintores de incêndio

Os extintores são os equipamentos de combate a incêndio mais conhecidos, são fáceis de instalar e muitas pessoas sabem manejá-los, o que proporciona comodidade em situações de emergência.

Além dos requisitos do AVCB, também são essenciais em apartamentos, por este motivo, o extintor de incêndio deve conter lacres apropriados e estar dentro do prazo de validade.

Além disso, é preciso atentar para a necessidade de cobrança anual para manter a disponibilidade do equipamento.

Cada vez que for recarregado, o selo mudará para a cor correta, pois cada substituição irá destruir o selo anterior e precisa ser substituído regularmente.

Nessa perspectiva, procure no mercado empresas de confiança para evitar dores de cabeça e problemas futuros.

 

Para saber mais sobre equipamentos de combate a incêndio

Ligue (11) 2724-5090 ou clique aqui e entre em contato conosco.

Leia também: Guia rápido: Instalação de equipamentos de combate a incêndio.

Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.