Tipos de detectores de incêndio: Conheça agora.

tipos de incêndio

Tipos de detectores de incêndio: Conheça agora.

A principal responsabilidade dos detectores é detectar o início de um incêndio, enviar as informações para a central de alarmes, acionar todo o sistema e o pessoal responsável pelo local e a brigada de bombeiros, se houver.

Em primeiro lugar, é muito importante compreender com precisão as funções desses detectores de incêndio, pois eles podem capturar os princípios da formação de incêndio e notificar o painel de controle do alarme de incêndio.

Com isso, permitem que o pessoal de segurança e o pessoal responsável pelas instalações e centros de alarme de incêndio tomem medidas preventivas, sinalizadoras e corretivas em tempo hábil.

Está procurando uma brigada de incêndio? Clique aqui para saber mais do nossos serviços.

Quais são os tipos de detectores de incêndio? (tipos de incêndio)

Existem vários tipos de detectores de incêndio, mas podemos listar os principais tipos:

  • Detector de fumaça;
  • Detector de calor;
  • Detector de gás;
  • Detector de chamas.

Cada tipo de detector de incêndio é projetado para um ambiente.

Por exemplo, detectores de gás são amplamente usados em ambientes onde pode haver risco de vazamento de gás, como cozinhas, hotéis e indústrias.

Portanto, é muito importante que seu projeto tenha uma estrutura razoável, boa qualidade e uso correto de detectores de incêndio.

A seguir, aprenderemos mais sobre cada tipo de detector de incêndio. Boa leitura!

Detectores de fumaça

O detector de fumaça é um dos detectores mais usados ​​devido à sua instalação simples, equipamento simples e desempenho de alto custo.

Eles podem ser conectados a sistemas de detecção e alarme de incêndio tradicionais ou endereçáveis ​​e usados ​​com sensores fotoelétricos ou iônicos.

Em um detector de fumaça com sensor fotoelétrico, existe um pequeno sistema com um emissor de luz de um lado e um sensor fotoelétrico do outro.

Quando há fumaça no ambiente, o feixe é interrompido, disparando um alarme de incêndio, no entanto, no detector de fumaça de íons, duas placas são continuamente energizadas.

Se houver fumaça, a corrente será interrompida, disparando um alarme.

Detectores de calor (tipos de incêndio)

Os detectores de calor são equipamentos importantes em sistemas de detecção e alarme de incêndio, especialmente em ambientes onde um incêndio pode ocorrer antes da fumaça.

Com isso, eles são responsáveis ​​por avisar a central quando a temperatura do ambiente atingir determinada valor ou, em alguns casos, quando uma determinada mudança de temperatura ocorrer em um minuto.

Detectores de gás

Os detectores de gás são amplamente usados ​​em cozinhas, hotéis, indústrias e outros ambientes onde há risco de vazamento de gás.

Eles têm um sensor que pode identificar concentrações perigosas de GLP (gás de cozinha), CNG (gás de tubulação), dióxido de carbono e/ou hidrogênio, e notificar o corpo de bombeiros.

Os detectores de gás podem ter saídas de contato, permitindo que sejam conectados diretamente ao sistema de gás e desligados automaticamente quando ocorrer um vazamento.

Detectores de chama (tipos de incêndio)

Os detectores de chamas são uma parte importante dos sistemas de detecção e alarme de incêndio, usados ​​para monitorar equipamentos, onde as chamas aparecem antes da fumaça e iniciam rapidamente, como na indústria e em laboratórios.

Se você ainda tem dúvida sobre os tipos de detectores de incêndio fale com um de nossos especialistas. Acesse nosso site.

Gostaria de mais conteúdos como esse? (tipos de incêndio)

Continue navegando no nosso blog para mais conteúdos sobre combate e prevenção de incêndio.

Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.