Você sabe como os princípios de incêndios acontecem?
Como qualquer incidente, os princípios de incêndio podem ser acionados por diversos motivos, sendo que o entendimento da causa dos princípios de incêndio pode estar relevante para as pessoas tomarem os cuidados necessários, minimizando novos incidentes semelhantes ou mesmo medidas legislativas.
O fogo pode vir da ação:
- Natureza: independente da origem do comportamento humano.
- Provocado pelo homem: causado por comportamento humano ou negligente que faz com que as pessoas não recebam os cuidados adequados.
- Acidental: não intencionais, não planejados e não executados;
- Proposital: ser realizado voluntariamente por qualquer indivíduo, seja para fins maliciosos, criminosos ou outros.
Nessa perspectiva, os princípios de incêndio podem ser causado pelos seguintes motivos:
Eletricidade:
- Condutores de aquecimento devido à sobrecarga em equipamentos ou tomadas; aparelhos elétricos conectados à fonte de alimentação por um longo tempo estão superaquecidos.
Chamas:
- Cigarros, fósforos, fogos de artifício, balões e qualquer coisa que possa entrar em contato com outros materiais combustíveis para produzir fogo.
Faísca: (princípios de incêndio)
- É proveniente de descarga elétrica, que ocorre repentinamente e irá incendiar-se ao entrar em contato com materiais combustíveis;
Gás de cozinha:
- Vazamento devido a válvula irregular ou instalação inadequada;
Fricção:
- Quando uma superfície está em contato constante com outra superfície, o calor será gerado, levando ao superaquecimento e incêndio;
Combustão espontânea:
- Produtos como algodão, carvão, trapos, juta e outros produtos expostos a grande quantidade de fontes de calor, se armazenados de maneira inadequada, entrarão em ignição espontaneamente;
Convergência de luz: (princípios de incêndio)
- Se a luz refratada irradiar diretamente um único ponto combustível, a lente convergente causará um incêndio se for exposta à luz solar ou natural por um longo tempo;
Embalagem inadequada de líquidos inflamáveis:
- O produto contém ingredientes inflamáveis, mas o armazenamento em um recipiente impróprio causará evaporação. Se não for controlado, pode causar um incêndio.
Com esse conhecimento, você, dono da casa, proprietário ou responsável pode tomar as providências necessárias no seu dia a dia para entender como armazenar determinados produtos.
Sempre leia os rótulos para garantir que sejam inflamáveis, para que possam ser mantidos de forma adequada para minimizar o risco.
No entanto, deve-se ressaltar que toda instalação elétrica deve ser realizada por profissionais treinados para reduzir a ocorrência de falhas elétricas que podem causar incêndios.
Gostou desse conteúdo?
Continue navegando no nosso blog para mais conteúdos sobre combate e prevenção de incêndio.
Acesse nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para conferir mais conteúdos como esse.